quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Relatório da Aula "O papel da mulher: ontem e hoje”

1. Introdução

Este relatório apresenta os procedimentos realizados na aplicação da aula “O papel da mulher: ontem e hoje” abordando o tema discriminação através da comparação da desvalorização da mulher na sociedade antiga e atual, realizada numa sala de 4ª serie da escola pública (COLOCAR O NOME SE QUISER) do ensino fundamental no turno da manhã situada em Recife.

2. Objetivo

Identificar as lutas para o reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres, compreendendo as permanências e mudanças no tratamento direcionado às mulheres no mercado de trabalho e reconhecendo as lutas travadas pela mulher brasileira em busca de igualdade de direitos.

3. Material e Métodos

- Primeiro momento: Mostrar ditados populares com aspectos preconceituosos em relação ao que é considerado função da mulher ou do homem. Perguntar aos alunos qual seria o objetivo em apresentar frases e qual seria o assunto principal desses "ditos populares". A partir das colocações apresentar o tema da aula e os principais assuntos que serão estudados.
- Segundo momento: .Acessar o site do Conem http://www.conem.go.gov.br/index5.htm e a partir dos direitos da mulher colocados em grupos, criar situações problemas para que sejam resolvidos. - Terceiro momento: Retornar à análise de alguns dos ditos populares, para relacioná-los com os direitos e com a crença na inferioridade feminina existente no passado e a permanência de algumas considerações semelhantes em relação à mulher na atualidade.
- Quarto momento: Fazer uma breve explanação sobre o final do século 19 e início do 20, finalizando com o acesso ao site http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI908138-EI1377,00.html para pesquisa e compreensão destas mulheres de destaque no cenário brasileiro.

- Quinto momento: Cada dupla ou grupo de alunos buscará mais informações sobre a mulher em destaque para que se forme um blog para que seja verificado pelo professor o trabalho parcial dos alunos e eles trocarem informações e verificar também seus trabalhos expostos as informações que mais lhes chamaram atenção.

4. Resultados e Discussão

            O plano apresentado foi aplicado numa escola municipal da cidade do Recife, e teve por objetivo mostrar aos alunos o conceito de discriminação partindo da discussão do papel da mulher na sociedade. Essa questão tão polemizada em vários momentos entra na escola como ponto de debates e reflexão. A comunidade ao entorno passa por conflitos que foram resgatados através da aplicação deste plano de aula.
A turma onde foi feita a aplicação tinha matriculado 34 alunos, e no momento da aplicação haviam 29 alunos. A escolha da escola se deu pelo fato de ser uma escola campo de pesquisa já estudada e observada por outra disciplina que se preocupa justamente pelo interesse das relações de poder e discriminação contra a mulher. A escola esta situada numa área em que já foram relatados vários casos de agressão e discriminação.
Verificando essa problemática foi desenvolvido um plano de aula que buscou justamente fazer esse confronto com a realidade colocando para os alunos pontos que devem ser vistos e discutidos de forma clara e simples numa tentativa de mostrar uma nova visão sobre o papel da mulher na sociedade atual, bem como sua valorização e respeito.
Em data e local marcados com a professora regente foi feita a aplicação do tema com proposta metodológica através do uso da internet já que a escola possui sala de informática e foi também liberada pela direção da escola para uso. A escolha desta metodologia se deve ao fato de se perceber nela um recurso simples que pode ser usado na sala pelo professor para que possa diversificar sua pratica, mostrar ao aluno uma nova forma de perceber o computador para além do copiar e colar tão costumeiro, mas como ferramenta de aprendizagem e pesquisa criteriosa.
No momento da aplicação, ainda em sala de aula foi explicado e debatido com os alunos sobre o papel da mulher na sociedade, o que faz, como se comporta, qual a diferença entre homem e mulher e os seus papeis definidos fazendo uma comparação com o tempo passado e presente.
Para isso utilizei frases de cunho preconceituoso referentes a função da mulher que geralmente são usadas pelos homens, os alunos ficaram agitados, e alguns riam com as frases colocadas. Nesse momento os alunos colocaram situações decorrentes do seu cotidiano, lembrando de casos de agressão que aconteceram com pessoas próximas a eles e que eram conhecidos já dos alunos. Eles pareciam não se surpreender muito com os casos explicitados durante o levantamento das questões.
Depois dessa conversa inicial fomos a sala de informática, como apenas 6 computadores funcionavam pedi para que fossem formados grupos de 4 a 5 alunos para que juntos pudessem acessar o site do Conem http://www.conem.go.gov.br/index5.htm, onde iriam verificar os direitos da mulher e formular situações do dia-a-dia onde o direito poderia ser aplicado.
            Os alunos tiveram um tempo de 20 minutos para escolher e formular a situação de uso da lei, e depois escolheram um dos ditos populares apresentados no inicio da aula onde tiveram de perceber a qual direito se estaria indo contra. Essa atividade fez com que os alunos percebessem que muitos dos conceitos pré-estabelecidos pela sociedade vai de contra ao direito que a mulher possui na mesma.
            Com essa atividade, consegui apresentar rapidamente um resumo das lutas travadas pelas mulheres a partir do que chamamos de dia internacional da mulher, foi feito um resgate rápido do motivo de termos esse feriado e as conseqüências dessa luta por direitos iguais. A proposta final para os alunos foi a pesquisa no site: http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI908138-EI1377,00.html onde teriam que ver as principais atuantes nesse movimento de luta pela liberdade das mulheres no Brasil, eles puderam escolher entre o século 16 até o século 20 as principais personagens da história referentes a luta, e depois que escolheram pesquisaram mais informações sobre a vida  e atuação usando o Google.
A todo momento estive junto com os alunos nos grupos orientando, e lembrando a eles que seria necessário usar mais de um buscador para que fossem confirmadas as informações pelo site do terra. Por fim, tendo em vista a criação do blog com as informações obtidas pelo site, foi criado um blog e cada grupo escreveu uma pagina para o registro dessas informações pesquisadas. Deste modo, alem do recurso computador ter falhas quanto a sua manutenção na escola, e a diretora dizer que aguarda o MEC com seus recursos, os alunos puderam desenvolver seu trabalho através da reflexão-pesquisa-aplicacão, os alunos tinham grande interesse no assunto apesar de conviverem com essa problemática, eles percebiam no assunto abordado que poderiam saber mais informações sobre a valorização da mulher, pensando na intervenção que poderiam fazer ao saber destes direitos.

Conclusão

O que fica desta aula posta em prática é que é possível fazer um trabalho com o uso da internet desde que o professor possa mesclar em momentos de reflexão e pesquisa para que eles possam pensar ao ler e pesquisar e debater o assunto depois de ter pesquisado. O uso do computador não se restringiu apenas a sua consulta mas foi interligada aos conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre o assunto e que era bastante vasto.




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